sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Hana e os personagens

Quando eu era mais nova, eu fazia os meus roteiros e fazia as cenas funcionarem de acordo com aquilo que eu planejava. Era mais simples, funcionava para mim, mas eu também não percebia muito que o que eu estava fazendo era errado.
Não sei se é a idade, se é a experiência, ou se é a palavrinha OOC que se usa tanto em fanfiction. Mas ultimamente eu tenho tido um enorme problema com os personagens. Eles simplesmente se recusam a fazer o que eu planejei para eles. Eu me sinto aquela animadora de festa que fica tentando fazer todo mundo entrar na brincadeira e todo mundo só me olha com um olhar de "essa guria tá louca". É assim que os personagens me olham.
Já passei do tempo em que eu conseguia dizer aos personagens o que fazer. Quando eu estabeleço as personalidades deles, eles agem por si só. Independente do que eu tenha planejado para eles fazerem, eles só fazem o que eles querem. Eles só fazem o que a pesonalidade deles os permite fazer.
Outro dia eu me flagrei pensando que tem alguns personagens que eu criei que existem independente de mim. São os meus "intocáveis", porque eu não posso mudar uma vírgula sobre eles. Não importa o que eu queira escrever, em que situação eu os coloque, eles reagem como se fosse por si só. É uma sensação interessante quanto isso acontece. O problema é que pode ser muito estressante se você não tem certeza do contexto da história.
Esses personagens para mim parecem tão vivos que eu não me surpreenderia se os visse na rua, ou em outra história. Não é só isso que eu tenho a dizer sobre eles, mas é o que eu tenho para dizer por hora.

Nenhum comentário: